O fórum do automóvel é aqui!

Conecte-se ao Fórum ou registre-se agora! Assim você pode tirar suas dúvidas, dar sugestões, solucionar o problemas de alguém, pedir opiniões e muitas outras coisas.

FIC EEC - IV EFI - Santana 2.0 Falhando

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

FIC EEC - IV EFI - Santana 2.0 Falhando

Mensagem por williamacd em Qua Set 13, 2017 7:21 pm

Senhores, boa noite, tudo bem?

Estou com um problema que já vem ocorrendo há cerca de um ano, o Santana já passou em 3 oficinas e ninguém acha o problema e só percebo especulações sobre a falha.
O que ocorre:
Em dias quentes, quanto o motor esquenta falha muito. Ao acelerar da pra sentir que ele da uma segurada, vibra, perde muito desempenho principalmente em retomadas em baixa rotação. EX: Numa subida eu aperto um pouco mais o acelerador e ele da uma segurada. Em marcha lenta da pra ouvir algo como um estouro (faz tipo um Pof) na saída do escape. Quando ele chega próximo dos 75Cº começa esses problemas. Antes disso é bem menos perceptível, e logo pela manhã quando eu ligo nada ocorre, até o som no escape fica sem falhas.
Com ele frio funciona até que bem porém quando chego próximo a uma parada que eu deixo no neutro a rotação mantém próximo aos 1,500 RPM e só cai quando eu paro o carro.
Também percebo uma demora de queda de rotação em troca de marchas. Ao pisar na embreagem ela começa a cair lentamente mas ai algo ocorre que mantém um pouco acelerado. Não percebi isso ocorrer na injeção Marelli de um amigo.
Um outro possível sintoma estranho é que usando o freio motor o carro vai dando solavancos, não é suave e linear.
Percebi que um dos primeiros sintomas foi quando o miolo do catalisador se soltou das paredes. No momento deixei sem pois não vou correr o risco de investir numa peça sem antes resolver as falhas.
O que já foi feito ou trocado:
Limpeza de bico, troca de vela, troca do cabo de vela, troca da tampa do distribuidor, troca do rotor, troca do TPS e os filtros também são novos, além do sensor de temperatura que é novo.
O que eu percebi:
Não existe fuga de corrente nos cabos de vela, os bicos pulsam normalmente pelo menos da pra ouvir, até quando ocorre a falha em marcha lenta, ponto da correia dentada está certo. As medidas do sensor de temperatura do ar também está de acordo.
Já fiz o esquema de pegar os códigos de erro com a lâmpada e em todas as hipóteses ele dá código 11 (Sistema OK).
O carro está com 255 mil KM, começou a queimar um pouquinho de óleo porém acredito que o problema pode ser a bobina ou sensor MAP pois são originais ainda.
O ponto do carro está em 9º APMS, nas oficinas já deixaram até com 16º porém não acredito que alteração de avanço resolva o problema pois em todas as fontes indicam 9º, sem contar que o motor fica com um funcionamento muito ruim com ponto adiantado.
Usei como referência as informações do site abaixo:
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/INJECAO/Ca72.htm#13

Sou da cidade de Sorocaba e aceito recomendações de oficinas na região.

Muito obrigado pela ajuda.

williamacd

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: