O fórum do automóvel é aqui!

Conecte-se ao Fórum ou registre-se agora! Assim você pode tirar suas dúvidas, dar sugestões, solucionar o problemas de alguém, pedir opiniões e muitas outras coisas.

CARRO NÃO PEGA QUANDO MOTOR ESTÁ FRIO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

CARRO NÃO PEGA QUANDO MOTOR ESTÁ FRIO

Mensagem por Adriano Lima em Dom Jun 04, 2017 10:26 pm

Boa noite à todos.

Meu carro começou a apresentar um problema depois que foi feito a troca do selo do motor. O carro é um GOL GL MI 1998 4P, injeção Iaw 1avb (Magneti Marelli).

O defeito é o seguinte: Quando o motor está frio, ou quando ele fica parado de um dia para o outro, o carro só pega após várias partidas. As vezes tem que dar 4 partidas, as vezes 8, as vezes 2. Aí ele pega falhando muito, mas depois de algumas aceleradas ele fica normal. Quando o motor está quente, ele pega como se não tivesse problema nenhum.

Eu desconfiei primeiramente que fossem as velas e os cabos, pois as velas já estavam velhas. Troquei os cabos e as velas, mas o problema persistiu. Limpei também a ponta do atuador da marcha lenta, como ensinou o Orágio em um de seus vídeos, realmente estava bem sujo com uma espécie de graxa preta, limpei mas o problema persistiu. Troquei o sensor de temperatura da flange do cabeçote, retirei algum possível ar do sistema de arrefecimento, pois com a troca do selo poderia ter ficado ar no sistema, como o Orágio também recomendou, mas também o defeito persistiu.

Após ter feito tudo isso, resolvi levar ele em uma oficina, para que eu não ficasse trocando peças atoa, pois até então poderia ser algo na linha de combustível e eu não tenho nenhum tipo de manômetro para fazer esse tipo de teste.

Mas foi aí que começou a lambança. Cheguei na oficina, expliquei o defeito para a pessoa que estava lá e pedi que trocassem também a tampa do distribuidor e o rotor, mesmo que este não fosse o problema pois estavam velhos já. Depois de dois dias me ligaram para ir buscar o carro. Chegando lá, haviam trocado o regulador de pressão que fica na flauta, e a pessoa me disse que o carro havia pegado de primeira naquele dia pela manhã, após a troca do regulador. Vim embora com o carro e no caminho começou uma falhadeira estranha, e aqui em casa quando desliguei o carro, mesmo com o motor quente, o carro não pegava. Abri o capô e logo de cara vi o chicote do sensor de temperatura desconectado. Conectei ele e o carro não pegava. Aí peguei o cabo VAG-COM e passei ele no notebook para ver o que tava acontecendo. Aí percebi o fato. Além de desconectar o cabo do sensor de temperatura, o cara ainda trocou o cabo pelo sensor de detonação. Ou seja, ele retirou o cabo do sensor e plugou no outro. Aí eu voltei o cabo e o carro pegou. Mas na manhã seguinte, o carro voltou a dar o mesmo problema de antes.

Aí resolvi levar em outra oficina, uma oficina que eu já levei em uma outra época. Cheguei lá e pedi pra ele fazer um teste de pressão de combustível. Ele fez na hora e falou que tava ok, passou scanner e deu falha de sonda lambda, esse defeito também deu no meu VAG-COM. Aí como o defeito só ocorria de manhã ou com motor frio, ele pediu para deixar o carro lá por alguns dias. Passado 3 dias ligaram para eu buscar. Cheguei lá e ele falou que o carro estava bom. Foi trocado: sensor MAP, sensor de temperatura da água (sendo que o que estava lá era novo), sonda lambda e sensor da posição da borboleta, e uma bobina. Retirei o carro e na manhã seguinte o carro não pegou novamente. Voltei pra mesma oficina e falei que o carro ainda tava com defeito, e a bobina que ele colocou tava estralando, com certeza era uma bobina usada. Aí ele falou: "tá com defeito ainda? Aqui ele pegou normal cedo". E aí ele recomendou que abrisse o motor para retificar o cabeçote e trocar a junta. Só que o carro não tá fumando, a única coisa que ele tem é que a mangueira de água está dura quando pega pressão, bem estufada, e uma borrinha branca na tampa do óleo que fica na tampa de válvulas. E aí ele falou que talvez este problema seja resolvido, mas disse que "talvez seja resolvido......".

E aí minha última cartada foi trocar a bobina e colocar uma nova, mas de nada adiantou.

Agora não sei se devo realmente deixar ele abrir o motor, ou se levo em outro lugar para olhar. Nesta brincadeira já foi gasto R$1000 e o problema da partida não foi resolvido.

Alguém tem alguma sugestão? Alguma ideia do que possa ser esse defeito? Abaixo está uma lista do que ainda não foi observado:

*Motor de partida: o mecânico disse que não tem porque verificar motor de partida pois o motor tá girando normal
*Bateria: também não foi testada
*Bomba de combustível: Foi testado a pressão da linha, e ele falou que tava ok, mas não sei se viu se a pressão baixou.
*Sensor hall do distribuidor: Não foi testado
*Bicos injetores: Não foi testado
*Filtro de combustível: Não foi testado
*Pressão do sistema de arrefecimento: Não foi testado

Então, será que compensa levar na concessionária? To pensando levar ele lá em socorro, pois em amparo eles já não oferecem manutenção para carros mais velhos.

Bom espero que alguém tenha alguma ideia.... Obrigado.
Adriano Lima

Ver perfil do usuário

Re: CARRO NÃO PEGA QUANDO MOTOR ESTÁ FRIO

Mensagem por Orágio Cursos Automotivos em Seg Jun 05, 2017 11:40 pm

Adriano, a PRESSÃO e VAZÃO da linha de combustível tem que ser medida com o motor frio neste caso, na hora em que está apresentando o defeito... senão pode enganar mesmo! Medir também compressão do motor (frio e quente) e analisar os parâmetros do sistema, via scanner... verificar o óleo do motor em relação a pressão e aos tuchos hidráulicos.
Eu não acredito que não estão conseguindo resolver o seu caso, e dando a desculpa de que não mexem mais em carros "mais velhos"! Quem te disse isso, como deve ser o trabalho dele, então, nos carros novos? Acredito que esteja faltando um pouco de boa vontade por parte desses profissionais, pois não é trocando um monte de peças (arriscando, tentando adivinhar) que irá encontrar o defeito.
Mas comente com eles, esses passos que te passei, quem sabe ajuda a detectar o defeito.
Orágio Cursos Automotivos
Admin

Ver perfil do usuário http://www.oragiocursosautomotivos.com.br

Re: CARRO NÃO PEGA QUANDO MOTOR ESTÁ FRIO

Mensagem por Adriano Lima em Ter Jun 06, 2017 8:54 am

Orágio Cursos Automotivos escreveu:Adriano, a PRESSÃO e VAZÃO da linha de combustível tem que ser medida com o motor frio neste caso, na hora em que está apresentando o defeito... senão pode enganar mesmo! Medir também compressão do motor (frio e quente) e analisar os parâmetros do sistema, via scanner... verificar o óleo do motor em relação a pressão e aos tuchos hidráulicos.
Eu não acredito que não estão conseguindo resolver o seu caso, e dando a desculpa de que não mexem mais em carros "mais velhos"! Quem te disse isso, como deve ser o trabalho dele, então, nos carros novos? Acredito que esteja faltando um pouco de boa vontade por parte desses profissionais, pois não é trocando um monte de peças (arriscando, tentando adivinhar) que irá encontrar o defeito.
Mas comente com eles, esses passos que te passei, quem sabe ajuda a detectar o defeito.

Pois é Orágio, na concessionária de Amparo já levei uma vez e o rapaz falou que ele não encontrou o catálogo de peças para efetuar o reparo. O pior de tudo é que demoraram quatro dias para me falar isso rsrsrsrs.

Ontem não aguentei e levei lá em Socorro mesmo, expliquei para o rapaz que me atendeu lá e ele pediu para deixar lá. No fim da tarde ele falou que quando retirou as velas, observou lá dentro no 2º cilindro que estava pingando água. Aí ele recomendou abrir o motor para ver o que tava ocorrendo e eu autorizei. Agora vamos aguardar as cenas do próximo capítulo. Espero que não seja nada muito grave. Não sei se isso é comum de junta queimada.
Adriano Lima

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: